Oque é a Paixão de Cristo? - Texto: Pedro Leite

O QUE É A PAIXÃO DE CRISTO?

Nesta data onde se faz mais alusão a bacalhau, torta capixaba e chocolate (que é bom demais), acho que poucas pessoas já pararam para pensar no significado de "Paixão de Cristo". Por que Paixão afinal?

Paixão versa de várias acepções lingüísticas. Tem vários significados. Paixão significa tormento e sofrimento, mas também um amor, uma atração irresistível, arrebatadora, insufocável.

Jesus viveu a paixão intensamente nas duas acepções. Uma dessas paixões é a que destrói a carne e mata o corpo, tira a vida. A outra é o que dá sentido pra vida! Uma dessas paixões é a que traz dores, encrava, esfola. A outra é a que dá prazer, que enlevece a alma, que explode o coração nas alpitações do amar. Uma dessas paixões é paixão que se sofre e outra é que se cessa o sofrer. Há paixão que mata e paixão que faz reviver, que ressuscita, enleva, excita.

Uma coisa essas duas paixões têm em comum. Ambas se dão por amor. Tanto paixão-dolorida quanto paixão- apaixonada se entregam. Não existe paixão que não se entrega. Se não há entrega não há paixão.

Se pararmos pra pensar no significado da Paixão de Cristo vamos inevitavelmente chegar a conclusão de que trata-se do maior exemplo de amor e doação do qual se ouviu falar. A ela está ligado o sacrifício na cruz, a abnegação e a determinação de enfrentar o calvário.

Essa paixão nos remete a pensar na possibilidade de outros sofrerem por mim, por Você, por nós. isto é, quando alguém toma a iniciativa de fazer algo que sabemos custar sofrimento, ou a vida, para salvar outros.

A história que me vem à mente é a de Viktor Frankl, que esteve no campo de concentração, na II Guerra Mundial. Frankl, que em muitos momentos, ''deu a vida'' pelos colegas, ajudando-os a manter latente a esperança por dias melhores, em momentos de crise onde tentavam desistir pensando em tirar a própria vida.

Outro exemplo maravilhoso e marcante é o da Madre Teresa de Calcutá, que se doou numa intensidade enorme e influenciou milhares de pessoas com a sua "paixão" pelo ser humano.

É claro que não precisamos ir tão longe para conhecer pessoas que "dão a vida" e são tremendamente "apaixonadas" em relação ao seu próximo. Bem perto de você existem várias pessoas e instituições que se doam literalmente pelos outros, reproduzindo e repercutindo essa empatia em favor dos necessitados.

Nesta data que traz à memória a PAIXÃO DE CRISTO, aproveite para lembrar e colocar em prática essas qualidades que só melhoram o nosso mundo: abnegação, doação, empatia, amor, acolhimento, desapego, altruísmo...

 

Feliz Pácoa á todos vcs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário